Acordes
Dá-se o nome de acorde a um conjunto constituído por três ou mais sons, sem repetição, formado por terças sucessivas sobrepostas, formando intervalos de 3ª, 5ª, 7ª, 9ª etc. Da classificação desses intervalos depende a classificação de um acorde. Da classificação desses intervalos depende a classificação de um acorde. Quando o acorde se encontra nessa posição, diz-se que ele está em posição primitiva ou natural.

A nota mais grave de um acorde (seja qual for a sua posição) é chamada de baixo. Quando um acorde se encontra em posição primitiva, o baixo recebe o nome de fundamental. Essa é a nota que dá origem ao acorde.

Quando o baixo e a fundamental são a mesma nota, diz-se que o acorde está em estado fundamental. Quando a fundamental não está no baixo, diz-se que o acorde está invertido.
Os acordes de três sons, além do estado fundamental, possuem duas inversões. Os acordes de quatro sons, além do estado fundamental, possuem três inversões.
Campo harmônico
Um campo harmônico é formado quando são construídos acordes sobre cada um dos graus de uma escala. Nos campos harmônicos de três sons, os acordes resultantes são chamados tríades.

Nos campos harmônicos de quatro sons, os acordes resultantes são chamados tétrades.
Cifras
O sistema de cifras, apesar de não ser universal, pretende padronizar as representações dos acordes. A cifra utilizada para determinar a nota que dá origem a um acorde segue a tabela a seguir: